quarta-feira, 25 de julho de 2012

ALERTA VERMELHO - MAQUIAGEM VERDE


  

- O volume da coleta de recicláveis não sai do lugar. Por que?

- Além da ausência de infraestrutura de trabalho (saneamento descentralizado para resíduos sólidos trata da questão), os catadores não tem tido como encaminhar o material coletado, uma vez que as indústrias não compram o material reciclável brasileiro.

As indústrias vem importando a maior parte dos recicláveis a serem utilizados em suas produções porque sai MUITO mais barato do que comprar o reciclado brasileiro.  Assim, somente uma intervenção do governo - vontade política- colocaria a engrenagem a funcionar. Não é com doces palavras nem com conscientização que as indústrias cumprirão seu papel para fechar o ciclo da reciclagem de materiais: há de haver pressão sobre elas -  impostos e multas.
Na hora que se mexe no bolso, a consciência aflora. 

O jogo duplo do governo (em todas as três esferas) confunde as pessoas: 

A FACHADA: o governo faz a lei, 
A REAL: mas não viabiliza sua implementação. 

A FACHADA: estabelece prazos, 
A REAL: mas não cria pressão (proteção dos materiais brasileiros no caso das indústrias). 

A FACHADA: governo estimula empresas (que deixam de pagar impostos) a financiar projetos de educação ambiental  (excelente material para fazer marketing sem realizar um trabalho efetivo)
A REAL: esses projetos atingem uma ínfima parcela da população e a educação ambiental não acontece em grande escala (do ensino fundamental ao superior).


A REAL- A EDUCAÇÃO FORMAL nas escolas (do ensino fundamental ao nível superior) tem total condição de abraçar a questão, tendo a educação ambiental incluída na grade curricular e na prática sem depender da vontade de uma ou outra empresa de financiar projetos.

A REAL: ONGs acabam fazendo o trabalho de marketing enganoso para um trabalho que não é prioritário e nem de interesse real para o governo ou empresas. 

A REAL: As empresas do  lixo estão ganhando mais do nunca comprando cada vez mais toneladas de lixo IMPORTADO; participando da sórdida cadeia de financiamento de campanhas para eleger políticos que viabilizem seus negócios e lucros. ( vide caso da DELTA no escândalo do Cachoeira)

Reciclagem é política pública.




Nenhum comentário:

Postar um comentário