clique MOSAL RESÍDUOS SÓLIDOS






A proposta de Saneamento para Resíduos Sólidos da PMF se restringe a três grandes centros de coleta e triagem que, por sua vez, encaminhariam os materiais para um centro ainda maior. Em suma, é um modelo
altamente centralizado.
O gráfico abaixo ilustra o desafio de se implementar um sistema totalmente diferente de gestão de resíduos sólidos, que visa a mudar o padrão atual de coleta  de lixo comum, invertendo sua matriz ao incrementar exponencialmente o volume da coleta seletiva de materiais em detrimento da coleta do anterior.

É evidente e URGENTE  a necessidade de se injetar mais recursos públicos no sistema atual de saneamento para resíduos sólidos visando sua reorientação para a coleta seletiva. O poder público municipal contudo, não investe na coleta seletiva em Florianópolis sob alegação de que não dispõe de dinheiro para tal. 
No entanto, é público e notório o fato de que o “lixo comum” é recolhido pela COMCAP e reunido numa grande estação de transbordo na qual ele é acondicionado em enormes jamantas que o transportam por via
rodoviária até o aterro sanitário metropolitano de Tijucas, 40km distante da capital. A PMF paga R$ 107, ... para cada tonelada de lixo posto no aterro em Tijucas. Se a prioridade na política pública fosse diminuir o volume a ser transportado para lá, e aumentar, conseqüentemente, o volume da coleta seletiva, visando tirá-lo do volume destinado ao aterro em Tijucas, sucessivos orçamentos municipais teriam contemplado essa diretiva, e, ao longo de poucos anos, teríamos um outro padrão que o atual, que aponta apenas 5% do volume total para a reciclagem.
A proposta do MOSAL, decorrente da análise feita ao final  da oficina de Resíduos Sólidos, indica a possibilidade de os “centros de gestão de resíduos sólidos” – as estações de coleta e encaminhamento de materiais nas suas mais diferentes formas de apresentação e dimensão, serem equipadas  com todos os equipamentos necessários para processar os mais diferentes materiais in loco, evitando dessa forma, o seu transporte para outras estações. O princípio é o de que as estações sejam os locais nos quais todos os materiais acolhidos sejam processados e dali encaminhados para as indústrias e destinos que os reaproveitarão, seja com caráter comercial, seja apenas com caráter sócio-ambiental.
Saneamento descentralizado;
- maior controle social
- gerador de renda
- democrático
-ecológico